RÁDIO WEB CEDEPPE

Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos

Qualidade e Gerenciamento de Projetos - Brasil, África, América Latina

Nossos Posts

Garatia da Qualidade e Certificação ISO 9001 - Serviço Cedeppe

Postado por: Roberto Cysne

Garantia da qualidade (em inglês: quality assurance, ou QA) se refere a um programa de acompanhamento sistemático e avaliação dos diferentes aspectos de um projeto, serviço ou facilidade para garantir que os padrões de qualidade estão sendo cumpridos.
É importante perceber também que a qualidade é determinada pelo patrocinador do programa.

QA não pode absolutamente garantir a produção de produtos de qualidade, infelizmente, mas faz isso mais provável. A garantia de qualidade é uma área nas organizações destinada a lidar com as auditorias dos procedimentos, das atividade e dos acordos. As auditorias deverão seguir um roteiro regrado pelo plano de qualidade do projeto. A garantia de qualidade está inserida nos processos de execução.

Dois princípios fundamentais caracterizam a garantia da qualidade: a) o produto deve ser adequado à finalidade pretendida) e b) erros devem ser eliminados.

Garantia da qualidade inclui a regulação da qualidade de matérias-primas, conjuntos, produtos e componentes, os serviços relacionados com a produção e gestão, produção e processos de inspeção.

É importante perceber também que a qualidade é determinada pelos usuários pretendidos, clientes ou clientes, não pela sociedade em geral: não é o mesmo que 'caro' ou 'alta qualidade'. Mesmo produtos com preços baixos podem ser considerados itens de qualidade, se atender a uma necessidade de mercado.

A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

ISO é uma organização não-governamental fundada em 1947, em Génova, e hoje presente em cerca de 189 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

A denominação "International Organization for Standardization" permite diferentes acrônimos em diferentes idiomas (IOS em inglês, OIN em francês, OIP em português) e, por isso, seus fundadores decidiram usar a abreviatura ISO, que significa "igual". Qualquer que seja o país ou a linguagem, a abreviatura é sempre ISO, que vem do grego "isos" que significa igual, igualdade, pois o sistema prevê que os produtos detenham o mesmo processo produtivo para todas as peças.
Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. 

A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações (serviços públicos e empresariais, sindicatos, associações, templos, fábricas, comércio)  uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.

O Brasil está no grupo dos países que mais crescem em número de certificações, logo atrás da Itália, Rússia e China que lidera o grupo.

 

Fonte: Roberto Cysne