RÁDIO WEB CEDEPPE

Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos

Qualidade e Gerenciamento de Projetos - Brasil, África, América Latina

Nossos Posts

A MÃE NA EDUCAÇÃO

É a mãe a grande responsável por esta grande tarefa: a formação do caráter do filho, seguida pelo pai como co-participante.

É ela que adoça o café ou o suco do filho, é ela que sabe do que ele gosta ou deixa de gostar, é ela que escolhe as roupas, é ela que muitas vezes abafa os desejos dele quando este já tem idade para opinar.

Não há dúvidas de que o amor move várias atitudes das mães, mas elas estão sempre correndo o risco de cometer alguns equívocos na educação de seus filhos.

Corrigir o passo e oferecer à eles a oportunidade de crescer é um grande desafio para todas as mães nos dias de hoje. A mãe tem um poder marcante na vida de cada ser humano. Se cada uma fizer bem o seu trabalho, na sua importante missão como educadora e incentivadora, teremos resultados positivos. 

Nossa sociedade necessita de mães que realizem ações para que seus filhos cresçam saudáveis e equilibrados e ainda é possível realizar mudanças para uma sociedade melhor.

Ser mãe é padecer no paraíso quando se observa os filhos já adultos constatando que os esforços foram em vão... Mas não será um padecer no paraíso se eles forem compreendidos, saberem e constatarem que suas mães estarão sempre presentes para socorrê-los  e ampará-los nas alegrias, nas tristezas...sabendo que podem contar com a amizade delas.

Na profissão-MÃE, a mulher exerce o papel de Investigadora Associada do Campo de Desenvolvimento Infantil e Relações Humanas.

Que mãe não tem um programa contínuo de investigação ? No laboratório ou no campo (costuma-se dizer: dentro e fora de casa) trabalha em seu doutorado - a família completa. Tem vários créditos: seus filhos. O trabalho evidentemente é um dos que mais demanda tempo no campo de humanidades (alguma mãe discorda?) e usualmente trabalha-se 14 horas diárias (na realidade é bem mais...)

O trabalho tem muito mais responsabilidades do que qualquer trabalho simples, e as remunierações, mais do que somente econômicas, também estão ligadas a área da satisfação pessoal.

" Para completar o homem, Deus fez a mulher... Para participar no milagre da vida, Deus fez a mãe".

Até que ponto as dores da humanidade não são decorrentes da ausência das mães nos lares ?

 

Regina Célia L. Galeão Coutinho

Jornalista-Radialista

MTB 41.909

Fonte: Assessoria de Mídia - Cedeppe