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Inovação: coragem, competência e necessidade!

Postado por: Caetano de Oliveira

Inovação: coragem, competência e necessidade!

Muitas empresas enfrentam resultado abaixo do desejado e um número ainda maior apresenta resultados negativos, persistentemente, sem que os gestores consigam identificar os motivos para esses resultados indesejados. Isso faz parecer que a Gestão Estratégica Empresarial é uma exercício de absurda complexidade e que somente alguns iluminados podem leva-la a cabo, com sucesso.

Não é essa a verdade! O que ocorre é que dirigir uma empresa implica em saber o caminho que se deseja trilhar, planejar essa jornada da mesma forma como se planeja uma viagem de férias, definir com clareza todas as etapas da viagem e garantir, através de um acompanhamento muito próximo e seguro, que todas as etapas sejam cumpridas ou, se elas se tornarem inviáveis, selecionar alternativas imediatas para que o objetivo final não seja prejudicado. Isso é a Gestão Estratégica Empresarial!

Se olharmos para uma empresa com problemas, via de regra, vamos encontrar uma empresa sem Planejamento Estratégico Empresarial, ou seja, uma empresa que não tem clareza em relação a seus objetivos e, se não tem clareza de objetivos, obviamente, não poderá ter suas atividades empresariais voltadas para esses objetivos, na medida em que eles não existem. Ora, se a empresa não organiza suas atividades de forma a buscar seus objetivos, sejam eles quais forem, ela poderá trabalhar muito, ter pessoas dedicadíssimas, porém, é muito provável que nada disso seja suficiente para que apareçam os resultados, sobretudo econômicos ou financeiros, positivos. Sem foco, é difícil que ocorra sucesso!

Mas também podemos encontrar empresas que souberam identificar claramente seus objetivos e que estabeleceram corretamente todas as atividades empresariais necessárias para chegar a esses objetivos, porém, ainda assim, não conseguem o sucesso em suas empreitadas. Nesses casos o que encontramos são empresas que fizeram um Planejamento Estratégico Empresarial completo e de forma correta, no entanto, esqueceram o mais importante, que é a Gestão da Estratégia Empresarial no dia a dia, ou seja, a verificação diária ou acompanhamento diário do que está sendo executado, para verificar a aderência ao Planejamento Estratégico Empresarial quanto à tarefa, prazo e qualidade.

Normalmente é neste ponto que as empresas mais pecam! Muitas são as empresas capacitadas para criar estratégias maravilhosas e de sucesso garantido, porém, se essas estratégias não forem gerenciadas, ou seja, se o gestor não garantir que as etapas previstas sejam executadas, da maneira como foram previstas e no prazo necessário, com certeza, os resultados, por mais simples que sejam, por mais óbvios e seguros que pareçam, não serão alcançados. Por isso, mais importante do que saber elaborar o Planejamento Estratégico Empresarial é saber fazer a Gestão Estratégica Empresarial e assegurar a sua execução de acordo como foi o planejamento.

No entanto, não posso negar que existem empresas, poucas, é verdade, que fazem o Planejamento Estratégico Empresarial da forma correta e tentam fazer a Gestão Estratégica Empresarial também da maneira correta, entretanto, mesmo assim, ficam distantes do sucesso que perseguem e isso é mesmo muito decepcionante. sobretudo. porque uma boa parte dos executivos imagina que o Planejamento Estratégico Empresarial deve ser a segurança para a obtenção dos resultados almejados.

Acontece que vivemos em um mercado cada vez mais competitivo e jamais podemos esquecer que no mercado as empresas competem pela preferência e pela fidelização dos seus clientes, por mais desagradável que seja, para alguns, a constatação desse fato. Precisamos ter a consciência de que o cliente vai comprar daquele fornecedor que lhe oferecer o produto, o atendimento, o preço e o prazo mais ajustado aos seus desejos, ou sonhos, ou necessidades. O cliente vai comprar o produto ou serviço que melhor atende às suas aspirações, segundo a sua percepção. E agora tem ainda mais uma coisa, é preciso chegar junto ao cliente no momento certo!

Então, mais do que planejar suas atividades, a empresa precisa conhecer profundamente as aspirações de seus clientes potenciais e desenvolver ações capazes de fazer com que esses clientes a percebam como a melhor fornecedora do produto ou serviço que buscam. Isso significa oferecer um serviço de excelência, um serviço focado intensamente no objetivo de criar percepções positivas nos clientes e, depois, em assegurar que essas percepções e aspirações se concretizem completamente e que jamais se transformem em frustrações. Isto é absolutamente fundamental!

Para realizar as expectativas dos clientes é preciso não frustrar as suas aspirações, ou seja, tornar reais todas as percepções que a empresa permitiu que o cliente tivesse. Isso implica em produzir qualidade indiscutível e, principalmente, fazer mais do que os outros fazem. Por isso que costumo dizer que a inovação é um dos grandes segredos do sucesso empresarial.

Produzir o novo, produzir o melhor, produzir o único, produzir o inusitado. Esse é o segredo e, isso sim, não é para todos, porque fazer aquilo que os outros não fazem implica em ter a coragem para ousar e enfrentar o risco de fazer algo não experimentado pelos demais. Para fazer isso com segurança, se exige uma outra característica importante que é competência para avaliar o novo de maneira a assegurar a qualidade do que está sendo colocado no mercado, antes que outros o façam.

Eu diria, então, que o Planejamento Estratégico Empresarial é um dos fatores de competitividade, porém, ele somente será decisivo se vier acompanhado de uma segura Gestão Estratégia Empresarial e, sobretudo, se essa for uma Gestão Estratégica Inovadora, que somente pode ser feita com coragem e competência, duas qualidades que, admito, não são tão comuns como seria desejável, mas que nós, da América Latina Consult (www.alatinaconsult.com.br), acreditamos piamente que podemos implantar em qualquer empresa, transformando a cultura interna, e criando as condições para o surgimento de uma empresa de sucesso.

É claro que isso tudo será possível se o gestor tiver a coragem de buscar essa transformação! Este momento da economia brasileira torna essa necessidade ainda mais crítica e decisiva.

Vivemos um momento em que estamos próximos de uma retomada da economia e, neste momento, os players do mercado precisam estar capacitados a serem os primeiros, quando o cliente voltar a aumentar sua demanda. Isso, em nosso entendimento, vai exigir mudanças importantes na forma como as empresas chegam aos clientes, porque durante a crise essas formas se transformaram radicalmente e, quem não se atualizou, vai assistir a retomada enquanto aqueles mais preparados estarão surfando essa onda gigante.

É preciso se utilizar das ferramentas de Marketing Digital, Marketing de Conteúdo e Funil de Conversão, caso contrário, inevitavelmente, sua empresa estará chegando atrasada sempre que chegar aos potenciais clientes, porque seu concorrente, utilizando-se de técnicas digitais já terá chegado lá e transformado seu possível cliente em um lead dele... dele o concorrente.

Percebeu? Entendeu esse risco? Sua empresa está preparada para superar esse desafio? É saudável que esteja, caso contrário, comece a correr bastante.

Quer saber mais? Veja www.alatinaconsult.com.br e, se desejar, entre em contato conosco.

João D Caetano de Oliveira - CEO América Latina Consult Ltda.

Fonte: www.alatinaconsult.com.br