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Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos

Qualidade e Gerenciamento de Projetos - Brasil, África, América Latina

Gestão de Empresas de Transportes

Temos como enfoque central uma assessoria direta às empresas usuárias de estradas e portos, e também sobre a Lei de Modernização dos Portos sob nº Lei 8630/93, a qual trouxe várias inovações nesse ramo de atividade como a criação do porto organizado, dos terminais privativos, do grupo executivo para modernização dos portos, do relacionamento com as transportadoras , o órgão de gestão de mão de obra avulsa, o conselho de autoridade portuária e o operador portuário.

Uma ênfase mais que importante é a sistematização da qualidade nas transportadoras, assim como a sistematização da gestão ambiental nas mesmas, quando aplicável.

Neste núcleo damos ênfase aos aspectos:

  • Gestão da qualidade e certificação ISO 9001
  • Direito (aspectos ambientais, cível, trabalhista e marítimo)
  • Gestão ambiental , com vistas à certificação NBR ISO 14001
  • Assessoria quanto a laudos técnicos e uso de produtos químicos
  • Assessoria quanto à segurança e saúde ocupacional e sua gestão, quando referente ao manuseio e transporte de produtos químicos
  • Gestão organizacional de empresas usuárias de estradas e portos
    • Elaboração do planejamento financeiro, gerenciamento e controle das atividades inerentes à gestão econômico-financeira (contas a pagar e receber) e contabilidade (geral, custos, fiscal, patrimonial), bem como pelas atividades de controladoria, elaborando relatórios gerenciais e análises para diferentes níveis como corpo de gestores e diretoria, assim como para os acionistas. Assegurar que os processos e demonstrativos financeiros da empresa estejam sempre adequados à legislação e garantir um planejamento tributário adequado e atualizado às constantes mudanças. Desenvolvimento de controles internos, foco na otimização de processos e redução de custos, desenvolvimento de sistemas e, sobretudo desenvolvimento da equipe financeira proporcionando melhor ambiente de trabalho.

Este núcleo do Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos tem ainda como objetivo preparar profissionais e empresas CONTRATANTES de serviços de transportes rodoviários e marítimos:

- Exportadores / Importadores
- Terminais de carga ( alfandegados e não alfandegados )
- Operadores Portuários
- Empresas de navegação
- Agentes de navegação
- etc.
Funções que são levadas em consideração:

* operações de mar, com conhecimentos dos modais, dos agentes, da infra-estrutura, da economia marítima e dos custos;

* operações terrestres, com conhecimentos dos terminais portuários, da segurança e capacitação da mão de obra, gestão de fluxos dos modais terrestres, dos trade-offs logísticos e da tecnologia da informação;

* produto, com conhecimentos da tipologia das cargas (granel sólido e líquido, contêineres e carga geral), do comércio exterior (exportação e importação), do agenciamento, da nacionalização, dos trâmites legais, entre outros.

Principais atividades de treinamentos e consultorias técnicas:

  • otimização das atividades nos modais;
  • controle dos agentes;
  • controle da infra-estrutura e dos custos das operações do mar;
  • gerenciamento das atividades terrestres;
  • gerenciamento da tecnologia de informação e da logística;
  • gerenciamento dos tipos de carga e trâmites legais.

Principais atividades de treinamentos e consultorias organizacionais

  • SSMAQ - segurança, saúde, meio ambente e qualidade nos portos
  • EUREPGAP - garantia da qualidade de frutas e flores
  • ISO 14001 - gestão ambiental
  • ISO 9001 - gestão da qualidade
  • OHSAS 18001 - gestão da segurança ocupacional
  • SA 8000 - gestão da responsabilidade social
  • ISO 17025 - garantia da qualidade em laboratórios
  • ISO 10015 - gestão de treinamentos
  • ISO 19011 - gestão de auditorias de sistemas de gestão